Lista de filmes motivacionais



O professor Granjerio selecionou vários filmes que abordam, em sua essência, o poder da perseverança, da persistência, da disciplina, da preparação, da garra, ou seja, filmes motivacionais. Ele selecionou esses filmes como dicas e motivação para alunos que estão estudando para concurso público.

Achei muito interessante essa lista, pois ela mostra historia de pessoas que mesmo com dificuldades lutaram para conquistar seus sonhos, não desistiram. São filmes motivacionais,  importantes principalmente para aqueles momentos de desânimos no qual precisamos de um ânimo a mais. Eu assisti cuidadosamente cada um, e, por isso, resolvi colocá-los aqui.


Lista dos filmes com breve sinopse:

BEN-HUR

O filme se passa na época de Jesus Cristo. Conta a vida de um príncipe judeu que, traído pelo amigo romano, é escravizado. Depois de lutar muito pela liberdade, ele retorna para se vingar do traidor.
Na Jerusalém do início do século I, vive Judah Ben-Hur, rico mercador judeu. Sua vida sofre uma reviravolta com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade. Um desentendimento por causa de divergências políticas leva Messala, mesmo ciente da inocência de Ben-Hur, a condenar o ex-amigo a viver como escravo em uma galera romana. Mas Ben-Hur terá a oportunidade de se vingar.

DUELO DE TITÃS

Nos anos setenta, numa cidade da Virgínia, a justiça determina que as escolas promovam a integração entre brancos e negros. Em cumprimento à norma, a escola T.C.Williams substitui o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem de lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e, por preconceito racial, não se dão nada bem. O racismo torna-se, então, o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

A VIRADA

Jay Austin quer vender automóveis usados da pior forma, e é exatamente assim que ele fecha negócios em sua concessionária. Prometendo muito mais do que pode cumprir, ele faz o necessário para vender um carro. O caráter manipulador do empresário influi em tudo a sua volta, inclusive em seus relacionamentos, de modo que nem mesmo a esposa e o filho confiam nele.
Contudo, enquanto restaura um clássico conversível, Jay percebe que Deus também está trabalhando na sua restauração. Enfrentando a realidade de como verdadeiramente conduz a si próprio, Austin começa a virada em sua vida quando aprende a honrar a Deus em seus negócios, em suas relações… em sua vida.

O FAZENDEIRO E DEUS

Um fazendeiro muda-se para a África do Sul com a família e sofre uma série de perdas que julga ser incapaz de superar. Com amizades insólitas e graças à providencia divina, ele descobre o verdadeiro propósito de sua vida e desenvolve uma crença inabalável no poder da fé.
Trata-se da história comovente de um homem que cultiva as raízes da fé, as quais, assim como ocorre com as batatas que ele planta na fazenda, só se tornam visíveis quando chega a hora da colheita.

TEMPO DE RECOMEÇAR

Fala de um arquiteto que, na juventude, sonhava construir a própria casa, um refúgio no penhasco à beira-mar. Mas George deixou que o trabalho, o tempo e as circunstâncias o distanciassem de seu sonho. Quando se deu conta, tinha envelhecido, estava desempregado, divorciado e afastado da família e dos amigos.

Agora, o arquiteto está determinado a construir a casa, nem que seja a última coisa que faça! A princípio, ele inicia o projeto sozinho, pois o filho adolescente não se interessa por nada que diga respeito ao pai. A ex-esposa e os vizinhos não acreditam que ele vá levar a ideia adiante. Contudo, aos poucos a força e a determinação do arquiteto contagiam as pessoas à sua volta. À medida que George vai realizando seu sonho, as relações com as pessoas importantes de sua vida também se solidificam. O que começa como o resgate de um desejo pessoal torna-se algo maior e mais forte do que a própria casa.

À PROCURA DA FELICIDADE

O filme relata a luta de um homem de família pela sobrevivência. Apesar de todas as tentativas de manter a família unida, Chris Gardner vê a mulher, mãe de seu filho de cinco anos, deixá-los, por não suportar mais as dificuldades financeiras. Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda a habilidade de vendedor que tem. Surge a oportunidade de ingressar como estagiário numa grande e importante corretora de ações. Apesar de não haver salário, ele, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor, aceita o trabalho.
Sem apoio financeiro, Chris e o filho são despejados. Logo são forçados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros e onde quer que possam encontrar refúgio durante a noite.Apesar dos problemas, Chris continua a honrar o compromisso de pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que o filho depositou nele para superar um a um os obstáculos que se interpõem no caminho em busca de condições melhores de vida.

JOGADA DE GÊNIO

O personagem principal é um professor universitário que tem uma miraculosa ideia, capaz de chamar a atenção da indústria automotiva.
Sempre cultivando a esperança de um dia alcançar o "Sonho Americano", Kearns, engenheiro, inventor nas horas vagas e morador da Detroit dos anos sessenta, cria uma engenhoca que seria utilizada em todos os carros do mundo – sem exceção. Para a família, integrada pela esposa e pelos seis filhos, era como se ele tivesse encontrado ouro. Porém, a fascinante invenção acaba se tornando um tormento para Kearns. Os gigantes da indústria automotiva se aproveitam da ideia e, sem o menor pudor, ignoram o verdadeiro autor do invento.

O SOM DO CORAÇÃO

August Rush é filho de um guitarrista irlandês e de uma violoncelista americana. Os pais, ainda jovens, se conheceram de forma mágica na Washington Square, em Nova York. Diante das circunstâncias, August foi deixado em um orfanato.
Protegido por uma pessoa misteriosa e se apresentando nas ruas da cidade, agora August utiliza seu extremo talento musical para tentar reencontrar os pais, de quem foi separado logo depois de nascer.

QUEM QUER SER MILIONÁRIO

Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela tevê por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar um prêmio de 20 milhões de rúpias. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos?

Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela onde ele e o irmão cresceram, as aventuras dos dois juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e o amor por uma garota.

O DIABO VESTE PRADA

Com estilo interiorano e inocente, Andy Sachs parece ter caído de paraquedas na cosmopolita e intensa Nova York. Recém-formada na faculdade de jornalismo, ela se muda para a Big Apple ao lado do namorado, Nate, e sai em busca de emprego. Consegue uma entrevista na badalada revista de moda comandada pela impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly, considerada a Dama de Titânio da moda mundial, ao lado de Ellen.

Mesmo sem nunca ter ouvido falar da revista ou da famosa editora, Andy consegue a vaga, em razão de seu "excelente currículo e de seu discurso sobre a ética de trabalho", nas palavras da própria Miranda Priestly. Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas, plenamente inseridos no mundo da moda. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda o visual e se torna uma workaholic nas mãos da abominável chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida e se tornando uma "Clacker", apelido que a própria Andy dá às colegas de trabalho que cultuam a beleza e a forma física.

DESAFIANDO GIGANTES

Nunca desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé. O poder que vem da crença provê a habilidade de vencer.

Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar o time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. Ao enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a ideia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. Mas, quando um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé, ele descobre a força da perseverança para vencer.

INVICTUS

O filme acompanha a história de Nelson Mandela, no período que vai de sua saída da prisão, em 1990, passando por sua eleição para a presidência, em 1994, e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby torna-se instrumento para amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase quarenta anos. O jogador Francois Pienaar é capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.

HOMENS DE HONRA

Carl Brashear não permite nenhum obstáculo em seu caminho para realizar seus sonhos. Filho de um meeiro do Kentucky, ele sai de casa em busca de uma vida melhor. "Nunca desista... seja o melhor", disse-lhe seu pai - e Carl transforma essas palavras em lema. Depois de entrar para a Marinha, passa dois anos escrevendo uma centena de cartas antes que o serviço aceite sua inscrição para o programa na Escola de Mergulho. Sunday, um reconhecido comandante de mergulhadores da Marinha norte-americana desafia e insulta o novato para que ele desista. Mas Carl tem outras idéias. Seu objetivo é claro; sua determinação, rigorosa. Nenhum obstáculo impedirá que se torne um mergulhador da Marinha.

Anos mais tarde, depois que Carl sofre um acidente que o deixa aleijado, ele e Sunday, inesperadamente, juntam suas forças. Homem de não deixar escapar uma oportunidade para zombar do sistema, o rebelde oficial ajuda Carl a enfrentar a burocracia da Marinha, a superar a perda de uma perna e a se tornar parte da história militar dos Estados Unidos. Quando se aposenta, Carl ganha os títulos de Master Diver e Master Chief, a patente mais alta para um homem nesta área da Marinha norte-americana

O LADO CEGO

Um adolescente é encontrado na rua e convidado a passar a noite na casa da família de um colega da escola. À medida que a família ajuda o jovem a desenvolver todo o seu potencial – no esporte e na escola –, todos são conduzidos a uma jornada de autodescoberta.
                                                                                                                                                              


A REDE SOCIAL

Em uma noite de outono, em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Numa fúria dos blogs e programação, que começa em seu quarto do dormitório logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. A apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook....

8 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Eu devi ter mesmo algum problema...

Pra mim alguns desses filmes são DESmotivacionais, lembro quando assisti 'à procura da felicidade' e fiquei aguardando que a danada chegasse. Demorou. Vi tanta tristeza até que enfim chegasse a felicidade... isso me deixou desanimado.

Foi mais ou menos como 'Preciosa', tanto sofrimento, tanta angústia. Em alguns momentos eu pensava que se eu fosse ela já teria abandonado minha casa, minha "família" (entre aspas mesmo), me matado, largado tudo... Eu acho que eu não ia aguentar não.

Mente inquieta disse...

Mente Hiperativa,

Na Procura da Felicidade ele demora muito para atingir a felicidade, ele passa muitas dificuldades, minha irmã caçula tb pensa como vc que demorou muito para conseguir a Felicidade. Eu já adorei o filme, acho muito estimulante, principalmente que apesar de Tudo ele consegue alcançar seu êxito, esse filme pra mim é um dos meus preferido. E é baseado em uma história real, ele se tornou um dos homens mais ricos, criou sua própria empresa e filiais em todo país.

No caso da Preciosa, é um estilo de filme bem diferente,
É uma critica a vida de jovens negras que vivem na periferia, que passam muita dificuldade e ainda é violentada pelo próprio pai, etc. A vida da Preciosa é muito ruim, tb fiquei impressionada com esse filme.

Stephanie C. de Mello disse...

A procura da Felicidade foi o único filme motivacional que me fez levantar do sofá e lutar pelos meu sonhos!
Chorei pra caramba.

LopesCaBlog disse...

Excelentes sugestões :)

Vivi Rosada disse...

assisti alguns, mas duelo de titãs na minha opinião (dentre os q vi) foi o melhor!
vou ver as sugestões tbm...
adorei

Rico Adesivos e Comunicação Visual disse...

Bons filmes...

Recomendo tambem:
-Hurricane O Furacão
-Poder Além da Vida (Peaceful Warrior)
- homens de honra
-Uma Mente Brilhante
-Voltando a Viver com Denzel Washington - se o cara do filme deu a volta por cima, qualquer um consegue...
- Meu nome é Radio
- Somos Marshall
- Rocky - all filmes
- Seabiscuit - Alma de Herói
- Um Sonho de Liberdade
- Sob o Sol da Toscana
- Hope Springs
- Amistad
- O Show de Truman
- Tomates Verdes Fritos
- Thelma & Louise
- Um Ato de Coragem - Denzel
- Energia Pura
- Ghost World
- Gilbert Grape
- O Sol de Cada Manhã
- Sete Anos no Tibet
- O Pianista
- Hora de Volta

Gabriela disse...

A Procura da Felicidade sem dúvida é o melhor, pois muitas vezes passamos por dificuldades que não são passageiras, por isso nunca devemos desistir e sim buscar a Deus o tempo todo porque ele sempre será conosco.
Acima de tudo ter fé e acreditar!
:-D

Carol disse...

A procura da felicidade tem apenas um problema: O FINAL !! pois acaba por entender que a felicidade é a conquista do dinheiro, e acredito que seja muito mais que isso !!! =D