Como lidar com a Depressão


Lidar com a depressão não é uma tarefa fácil, pois você fica desanimado de tudo.

Às vezes, coisas simples que você estava acostumado a fazer, como arrumar sua cama, lavar uma louça, levantar da cama, se transformam em tarefas muito difíceis. E que, se você puder, deixa tudo para depois.

Sem contar que existem vários níveis de depressão. A mais leve, que é mais um desânimo, a intermediária e também a mais profunda.

Mas é claro que a doença não se instala de um dia para noite. Ela vem vindo e, quando você vê, se dá conta que está desanimado e não tem vontade de fazer as coisas.

Mas, como saber se eu estou realmente depressivo?

Numa depressão, o desânimo e a tristeza permanecem por vários dias (uma semana ou mais) além de apresentar outros sintomas, como dificuldade para dormir ou dormir em excesso, e ser um estado que esteja realmente atrapalhando a sua vida.

Como assim atrapalhando?

Um estágio que chegou ao ponto onde você já não consegue ir para o trabalho ou estudar, por exemplo. Aí sim, você provavelmente estará na fase depressiva, devendo imediatamente procurar um médico.

Se eu não posso tirar licença do meu trabalho, tendo que trabalhar mesmo depressiva, ou tenho filhos e tenho que dar conta das tarefas de casa mesmo depressiva, o que eu faço?

Bem, se você tem tarefas das quais não consegue se afastar ou delegar a outra pessoa, a solução é diminuir o ritmo.

Talvez você não consiga ser aquela funcionária (ou a mãe que fazia mil coisas ao mesmo tempo) de antes, quando ainda não estava no estado depressivo. Mas, se diminuir as tarefas, vai ficar mais fácil de realizá-las.

Lembre-se, você tem que respeitar os seus próprios limites. E é importante que valorize suas pequenas vitórias. 

Por fim, não se esqueça que para cuidar do outro, primeiro você tem que estar bem

Deixe o que não for necessário para trás, pois sua saúde tem que estar em primeiro lugar.








Me acompanhe no Facebook  e no Instagram e Inscreva-se no meu canal Viviane Vaz Coach no Youtube. 

Nenhum comentário: