Depoimento: dicas para equilibrar o Humor sem medicação


Olá, meu nome é Edvaldo, e sou bipolar há 7 anos.

Quero compartilhar com quem tem este problema e que sofre com variação absurda de humor, como eu controlo meu humor através de técnicas simples que aprendi via internet e de minhas experiências com alimentação.

Pois bem, a primeira dica e mais importante: beba e coma frutas e verduras que contém grande quantidade de antioxidantes naturais. Em 2018 eu iniciei tomar o Depakene no lugar do lítio que estava me fazendo muito mal, às vezes me dava diarreia incontrolável, pedi meu médico para trocar o medicamento e ele assim fez.

Então comecei a tomar Depakene em março/2018 e até julho do mesmo ano eu sentia muito bem e estável, nada de mais acontecia (referente a efeitos colaterais). Até que meu cabelo começou a cair muito e eu passei notar uma dor no lado do corpo bem acima de onde fica o fígado. Corri pesquisar na internet e li a bula do depakene. Inferi que só podia ser ele que estava causando isso, e na bula dizia que esses eram sintomas causados por ele.

Usei depakene até 20/agosto quando numa memória que me veio do tempo de criança, lembrei que minha mãe sempre tomava suco de beterraba quando estava muito fraca. Lembrei que quando eu tomava também, mesmo sem estar fraco ou doente, eu sentia um alívio muito grande na cabeça, como se tivesse descansado ali num instante. Sabe quando você tá com a cabeça pulsando tipo numa dor que vem de dentro? Era assim que eu sentia antes de tomar o suco. Depois que eu bebia, a cabeça sarava.

Uma vez vi no SBT que essa dor no cérebro é causada por oxidação, o cérebro fica “cansado” ou “enferrujado”. Voltando. Durante esse 20 de agosto eu estava pesquisando sobre o TAB e descobri que a ciência sabe que ele é o excesso de oxidação (estresse oxidativo) no cérebro. Foi aí que me surgiu um toque na cuca: e se eu tomar suco de beterraba? Será que é capaz de diminuir minha “oxidação”?

Com isso em mente pesquisei um pouco mais e achei uma notícia que falava do TAB e do açaí e seus efeitos na doença. Ver aqui: O impressionante efeito do açaí no transtorno bipolar - Blog da Lúcia Helena - UOL Bingo! Foi então que fiquei mais contente, porque naquele momento, isso indicava pra mim que o que faz o açaí ser tão potente no TAB é justamente pela grande quantidade de antioxidantes que ele contém, e na beterraba também há grande quantidade deles.
No dia seguinte comprei beterrabas e fiz o suco. A receita é simples: descacar uma beterraba (pequena, ou média ou grande, apenas uma serve). Bater no liquidificador com água que cubra a beterraba e coar e beber o suco (sem colocar açúcar).

Fiz isso e já no mesmo dia parei de tomar meu Depakene, tava confiante que ia funcionar. Então, fui anotando dia após dia se eu variava de humor. E todo dia tomando o suco de beterraba (um copo de 250 ml por dia).

Resultado, passou mais de 120 dias eu fazendo isso e nada de eu ter mania ou depressão em excesso. Sim, eu tive um pouco pra baixo, mas isso é devido meu esforço mental diário. Às vezes ficava um pouco triste, mas não passava disso.

NOTA: nesse período todo eu ainda tomo um remédio (o haldol), pois ele evita que eu surte. Já estabilizar o humor eu uso o suco da beterraba ou o açafrão (ver a dica a seguir).
Dica 2: usar 1 grama de açafrão na água ou leite todo dia. Depois de tomar suco de beterraba todo dia por 120 dias e não ter nem um pingo de mania, mas tendo um pouco de tristeza pelo menos uma vez no mês (não era depressão que fique claro). Eu descobri outra forma de controlar o humor: açafrão (cúrcuma).

Açafrão é um tempero originário da Índia. É uma planta muito estudada pela ciência. Até descobri uns estudos aqui: Is there a role for curcumin in the treatment of bipolar disorder? - ScienceDirect Sobre os efeitos da curcimina (substancia principal do açafrão) no TAB.

Foi aí que decidi arriscar de novo e ver se essa curcumina do açafrão 9que é um antioxidante) também funciona contra o TAB. Em janeiro/2019 iniciei beber água com um pouco de açafrão: receita simples também, pegue uma colher de chá pequena e coloque meia colherzinha de açafrão dentro de água ou leite, misture e beba todo dia sem falta. Não pode tomar muito açafrão porque pode causar certos efeitos indesejados como coceira pelo corpo.

Resultado: estou há quase um ano fazendo isso e não sinto nem mania, mais ainda sinto um pouco de tristeza, que não é depressão por assim dizer.

NOTA2: se você quer fazer o mesmo não pare de tomar os remédios sem perguntar para o médico.
Estou muito bem com essa doença tomando somente haldol pra evitar surtar, porque não tenho certeza se o suco de beterraba ou o açafrão possa impedir de surtar. Porém, não tive mais nenhum episódio que indicasse que eu fosse surtar. Aquela sensação ruim na cabeça de antes de surtar, isso não acontece comigo desde 20/agosto/2018.

Todo dia eu tomo açafrão na água ou leite, e raramente eu esqueço algum dia. Trato ele como meu remédio, algo que funciona de verdade e que não é apenas um “pega meu dinheiro” vendido em farmácias.

Por que funciona? -Porque o estresse oxidativo (que causa a bipolaridade) é bastante diminuida pelo alto consumo de antioxidantes do suco de beterraba e do açafrão. Para mais informações: [link de um estudo brasileiro sobre uso de antioxidantes no TAB]: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=106134 [pdf sobre estresse oxidativo e TAB}: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp126287.pdf

Espero que recebam este depoimento com esperança, porque só quem experimenta esta doença é que sabe como é ruim.

Ah, e por fim, gostaria de dizer que estas dicas também funcionam com quem tem TOC. Segundo eu vi uma pessoa que faz dieta com foco em antioxidantes.



Me acompanhe no Facebook  e no Instagram e Inscreva-se no meu canal Viviane Vaz Coach no Youtube. 

Nenhum comentário: