O suicídio

Muitas pessoas tentam e dessas que tentam uma parte delas consumam o ato.
Por incrível que pareça é algo muito mais comum do que nos pensamos.

Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo.

É mais comum em pessoas que tem alguns transtornos mentais, mas isso não impede que pessoas que não tenham nenhuma diagnóstico tentem.

O suicidio, ou tentativa dele na verdade é gerado por um processo que o desencadeia, mesmo a pessoa dizendo que teve tal motivo para o faze-lo, esse motivo geralmente é a gota d água.

Acredito que a pessoa que tenta o suicídio na verdade não quer se matar, ela quer acabar com o sofrimento que está sentindo.

Acabar com o sofrimento esse é o objetivo da tentativa. Embora existam pessoas que acreditam que é uma forma de chamar a atenção, mas claro que não é só isso.

Quando a pessoa alerta que esta deprimida, que não quer mais viver a família e amigos tem que ficar em alerta. Pois, uma pessoa que ta pensando em se matar muitas às vezes avisa ou deixa sinal. Por isso a família tem que ficar atenta.
Claro que tem alguns casos que a pessoa não avisa, ou o aviso não é claro.
De qualquer forma, não é aconselhável deixar a pessoa sozinha, com seus pensamentos negativos.

Mas, infelizmente, há casos de tentativas que se concretizam. Esses casos a dor é terrível para a família.

Quando uma pessoa decide que quer por um fim na sua própria vida, ela não esta pondo um fim só na vida dela, mas do pai dela, da mãe dela, dos irmãos dela, dos outros familiares e amigos dela, ou seja, de todas as pessoas que estão ligadas a ela. É por isso, que muitos familiares que perderam seus entes queridos dessa forma trágica, muitas vezes levam a vida toda para se recuperar.

Por isso, o suicídio não é uma solução para o fim do sofrimento, mais o início desse sofrimento.
Temos que se cuidar, cuidar da depressão e os familiares têm que cuidar do seu ente querido.
Não devemos deixar a depressão tomar conta, a vontade de não viver ser maior do que a de viver.
Pois, nesses casos prevenir é a melhor saída.

Acompanhe no Facebook  e no Instagram e Inscreva-se no canal Viviane Vaz Coach no Youtube.  Mais Informações acessem o site coachesdesuperacao.com 

7 comentários:

saudade disse...

No meu caso, foi tão rápido, bateu a crise, o alerta foi dado, mas ele disse:_ Mãe eu só não me mato por tua causa.No outro dia ele se deu um tiro na cabeça. vai fazer 3 anos, eu não me conformo até hoje. Meu blog é dele,do meu sofrimento pelo ato cometido or ele, pra falar dele.Ele está vivo dentro de mim e espero que em algum lugar, sei lá...

"Mensagens Abençoadoras" disse...

Amiga " Saudade"...
Olha, quero te dizer algo....anda pra frente..veja bem, vc diz que isto já aconteceu a tres anos...transforme este blog em um blog alegre....celebre a vida minha querida! pois voce esta viva! Ele fará sempre parte de voce, mas do seu passado, com certeza ele não gostaria de ver vc com a vida "suspensa" por causa dele, e com certeza onde quer que ele esteja já se arrependeu deste ato!
Amiga querida, nosso passado não podemos mudar, o futuro não sabemos, então precisamos cuidar bem do nosso presente,cuida de vc..prometa-me? Cuide de voce!! Eu sei o que é luto... Chega de luto, as vezes precisamos por um ponto final em nossos lutos , e nos abrir para o novo! E tenho certeza que tem coisas lindas ainda para acontecer em sua vida querida!
Com carinho
Marly

"Mensagens Abençoadoras" disse...

Oi Rafael...
Olha fk triste ao ler seu comentário...por favor não continue com estes pensamentos, são pensamentos negativos que as vezes passam por nossa cabeça...mas devemos ignora-los...desculpe a invasão, mas vc faz seu tratamento direitinho? Olha eu tinha estes pensamentos quando não me tratava direitinho.
Hoje eu me trato rigorosamente com uma psiquiatra uma vez por mes, faco terapia uma vez por semana, tomo litio de manha e litio a noite,anti-depressivo de manha.
Se acaso nao conseguir dormir tomo meio comprimidinho pra dormir.
Não pense que me sinto entopida de remedio não. Rafael eu sou bipolar desde que me conheço como gente. Fazendo o tratamento direitinho, levo uma vida absolutamente normal,sou casada, dois filhos, levo uma vida bastante ativa e alegre. Voce tambem pode! Acredite!
Ninguem pode tirar a vida de ninguem, nem mesmo a nossa querido....por favor pense sobre isto..
Com muito carinho por sua vida..
Marly
* desculpe acentuacao do meu PCta horrivel.

"Mensagens Abençoadoras" disse...

Olá amigo "mente inquieta"!
Passeando por aqui para dizer oi!
Com carinho
Marly

Anônimo disse...

Rafael,lí seu comentario e fiquei mto chateada,me desculpe se serei invasiva,mas meu filho tentou suicidio,e por isso te digo não tente isso.Vc acredita que vai resolver o seu problema,mas não vai,é mto triste pra quem fica,a dor é cruel demais,qdo vier essa vontade,entra no seu quarto,pede a Deus que tire isso de vc,não vale a pena problemas todos tem.A sua vida é mto importante.

Cristiane disse...

Oi sei q é uma situação onde a dor não tem fim. Meu namorado se suicidou a 8 meses

Anônimo disse...

Ninguém nunca irá realmente entender o que se passa na mente de um suicida, até você fazer parte dela.