Emergência Espiritual e Transtorno Bipolar

O  psiquiatra tcheco  Stanislav Grof nos seus livros: Emergência Espiritual e A tempestuosa busca do Ser, fala sobre a Emergência Espiritual.

A psiquiatria tradicional trata todas as crises psicóticas como transtornos de episódios psicóticos. Mas, há episódios incomuns de consciência que abrange aspecto muito amplo vão de estágios espirituais puros, sem nenhum vestígio patológico, a estágios doentios que exige tratamento medico.

O psiquiatra  Stanislav Grof fala disso nos seus livros.
É claro que existem as crises de emergências espirituais puras e mistas que também tem um lado patológico. A crises espirituais puras são raras de acontecer, já as crises mistas
são mais comuns.

O objetivo dessa postagem é colocar a disposição mais informação a vocês para que saibam que as crises não são só patológicas, são experiências espirituais também.
Dependendo da pessoa e da crise elas podem ser mais espirituais e menos patológicas ou menos espirituais e mais patológicas.

Isso não quer dizer que indico que  larguem o tratamento convencional, pois ele também é muito importante na busca da estabilidade.

Mas, acho importante que todas as pessoas busquem entender a sua crise. Buscar o autoconhecimento e entender o lado espiritual da crise. Porque toda crise é uma transformação espiritual para o crescimento pessoal.

Achei muito interessante os estudos que a Ligia Splendore fez sobre esses temas, por isso resolvi colocá-los. Segue abaixo os três vídeos que falam um pouco disso:

1.Despertar Espiritual X Transtorno Bipolar (Parte 1):


2. Despertar Espiritual X Transtorno Bipolar (Parte 2):

3. Despertar Espiritual X Transtorno Bipolar (Parte 3):




Se vocês quiserem se aprofundar mais sobre o assunto, podem buscar mas informações nos livros do psiquiatra Stanislav Grof:
  • Emergência Espiritual  
  •  A tempestuosa busca do Ser 

Nenhum comentário: