Transtorno BIPOLAR do humor / Bipolaridade - Definicões





Van Gogh




O transtorno afetivo bipolar (TAB) é já bastante antigo. Hipócrates, cerca de 400 anos a.C., já empregava termos como “mania” e “melancolia” para descrever quadros de alterações de comportamento.
Jules Falret descreveu em 1854 um quadro de alterações cíclicas de humor, com os mesmos períodos de mania e de melancolia, o qual denominou folie circulaire. Jules Baillarger descreveu quadro semelhante com o nome de folie a double forme. Em 1882, Karl Kahlbaum usou o termo “ciclotimia” para delimitar quadros semelhantes.
Antes de receber o termo “transtorno bipolar”, o distúrbio era conhecido como “psicose maníaco-depressiva”, ou PMD, termo que ainda pode ser ouvido hoje em dia com psiquiatras mais antigos ou pacientes que já se tratam há muitos anos.



Bipolaridade


O transtorno afetivo bipolar, ou T.A.B., é classificado como um transtorno do humor e consiste de alterações intensas e persistentes do mesmo, geralmente caracterizadas por períodos de depressão e de mania (euforia exagerada, excesso de disposição, gastos e atitudes inconseqüentes); ou seja, diferencia-se da depressão justamente pela presença de episódios distintos “opostos” aos depressivos, os episódios maníacos. De maneira geral cada fase dura vários dias, e cada pessoa apresenta um padrão próprio de ciclagem entre elas.




O transtorno bipolar afeta igualmente homens e mulheres, não havendo diferença na incidência do distúrbio entre os sexos. Na população geral sua incidência é semelhante àquela encontrada na esquizofrenia; 1%.
Entretanto correntes novas de pesquisa apontam uma incidência muito superior a essa. Alguns estudos falam que até 10% da população tem o distúrbio; tais estudos utilizam conceitos diferenciados de diagnóstico que ampliam o conceito de quem é ou não bipolar.


À exemplo da depressão, a etiologia exata do transtorno bipolar ainda não é conhecida. Novamente aqui se dividem os fatores causais em três grandes grupos:

- fatores biológicosन्cluem as teorias sobre as aminas biogênicas (serotonina e adrenalina) nas quais tais substâncias influenciariam no desenvolvimento do transtorno. A regulação neuro-endócrina alterada seria outro responsável pelos transtornos do humor envolvendo o eixo adrenal, o eixo da tireóide e o eixo do hormônio do crescimento.
- fatores genéticos: familiares de primeiro grau de pessoas com TAB tem um risco de 8 a 18 vezes maior de desenvolverem o transtorno bipolar, segundo algumas pesquisas. Em estudos com gêmeos idênticos, quando um desenvolve TAB a chance de o outro desenvolver o distúrbio também chega a ser de 90%. Tais dados reforçam a grande ancoragem genética que tal transtorno possui.
- fatores psicossociais: é tido como certo já que situações de grande estresse ao indivíduo desencadeiam as primeiras crises do TAB; com o passar dos anos as crises começam a vir independentemente da existência de estressor ou não. Há uma grande influência da biografia (educação recebida, família, relacionamentos pessoais, etc) no desenvolvimento do transtorno. Como na depressão, nenhum tipo de personalidade foi associado ao transtorno bipolar, ou seja, qualquer tipo de pessoa está susceptível ao distúrbio.


O diagnóstico do transtorno BIPOLAR do humor é feito principalmente pela presença de episódios maníacos ou hipo-maníacos. O que isso quer dizer?
Se a pessoa tem apenas depressão, ela recebe diagnóstico apenas de depressão. Entretanto, se além da depressão apresentar episódios maníacos
ou hipomaníacos, ou se apresentar apenas episódios maníacos ou hipomaníacos por si só, deverá ser diagnosticada COMO BIPOLAR.
É IMPORTANTE RESALTAR que SÓ o MÉDICO PODE DIAGNOSTICAR ALGUÉM COMO BIPOLAR.
Quando essas alterações são suficientemente graves para comprometer o funcionamento social do indivíduo (trabalho, amigos, família) pode-se falar em um episódio maníaco। Quando não há um grande comprometimento, apesar de os critérios acima se fazerem presentes, falamos em episódio hipomaníaco।
É importante notar que alterações de humor são normais em todo ser humano, aliás, ter um humor estável demais pode às vezes sugerir algum distúrbio! O que se destaca em tais critérios é a grande intensidade com que tais alterações ocorrem e a duração de tais episódios, geralmente de alguns dias.

Tratamento do transtorno BIPOLAR do humor :

No passado, quando não haviam terapias especializadas para o tratamento do TAB, um episódio de mania durava em média 4 meses. Como a pessoa apresentava comportamento de risco para ela própria e para outros, como por exemplo agressividade, compras excessivas, comportamento sexual de risco, etc., elas tinham de ser muitas vezes confinadas até que tais episódios remitissem espontaneamente. Hoje em dia há o emprego em larga escala de medicações conhecidas como estabilizadores de humor; as principais delas são 3: o lítio, a carbamazepina e o ácido valpróico. Com tais fármacos associados a antipsicóticos houve uma revolução no tratamento do TAB.
Crises são controladas com mais facilidade e com muito mais rapidez. Crises que duravam meses agora podem durar apenas dias com a introdução da medicação certa. Isso faz com que internações psiquiátricas sejam bem menos necessárias, e quando forem necessárias, duram bem menos.


Curiosidades:

Alguns psiquiatras interessados em história e biografia de grandes artistas afirmam que Van Gogh poderia ter o Transtorno Afetivo Bipolar. O grande pintor teria se mutilado arrancando a própria orelha durante uma crise de alteração de humor com sintomas psicóticos (talvez alucinações auditivas fazendo com que arrancasse a orelha para que elas parassem).
Fonte- postagem sobre bipolaridade:
Link site em inglês sobre a doença:



3 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai é bipolar. É muito interessante para mim estudar os sintomas do transtorno. Assim, eu analiso todos os comportamentos dele, entendo melhor do que se trata, se é um sintoma ou característica dele. Apesar de todo sofrimento que tive por conta do TAB, amo meu pai e espero poder ajudá-lo e apoiá-lo sempre. Ótimo post. =)

ADRIANA disse...

Existe o presente o passado e o futuro ok?
PASSADO? já passou ... dores... acertos..erross..amores...desamores...acabou!!!passou!!!!!ok?
FUTURO? Não exise!!!!!im não existe , pois amanhã é o futuro...e amanhã ó existe em nome, não em sua existência , pois vovê não conhece o amanhã nem nunca vai conhecer...jamais !!tô certa? ok!
PRESENTE? Ahhhhhhhhhhh...............esse sim!!!!esse EXISTE!!!! SIM EXISTE E DUPLAMENTE.
PRIMEIRO: VOCÊ ACORDA E OLHA O CLAREAR DO DIA, A LUZ,TALVEZ O SOL OU A CHUVA , MAS MESMO ASSIM É O DIA QUE NASCE, É O PRESENTE LITERALMENTE!
ESTE VOCÊ VAI VIVER! ESTE VOCÊ VAI TER QUE BATAHAR!
ESTE VOCÊ VAI TER QUE ENCARAR!
LEVANTAR A CABEÇA E OLHAR NO ESPELHO E DIZER SOU FULANO ,LINDO, E ASSIM COM MINHA TIA É PORTADORA DE UMA DOENÇA QUE SE CHAMA DIABETES MELLITUS E TEM QUE TOMAR SEUS MEDICAMENTOS E NAO COMER DOCE, ""EU""", FORTE, BONITO,CORPO SAUDÁVEL, NÃO ME PREOCUPO COM CICATRIZAÇÃO(DIABÉTICOS TEM QUE REDOBRAR CUIDADOS AO CORTAR AS UNHAS DOS PÉS) EU TAMBÉM VOU TOMAR MEUS MEDICAMENTOS, POIS SOU PORTADOR DO TRANSTORNO BIPOLAR OU TAB! E DAÍ?
SEGUNDO:""PRESENTE"" SÃO 365 PRESENTES QUE GANHAMOS DURANTE UM ANO(ATO DE PRESENTEAR) COMO SE TIVÉSSEMOS DE ANIVERSÁRIO TODOS OS DIAS, AAAHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!............................ISSO É UMA DÁDIVA..OK?...OK????VC CONCORDA?
ENTÃO PEGUE SEU PRESENTE, LEVANTE SUA CABEÇA, E OLHO NO OLHO, SIGA SEU CAMINHO.............
AHHHHHHHHHHHHH..........VC ESTÁ SE PERGUNTANDO!!!!!!!????????
ESSA QUE COMENTA NAO É BIPOLAR!!!!!!!!?????????
VOCÊ É BIPOLAR E SABE QUE EU TAMBÉM SOU NÉ? OK!
ADRIANA / YELLOW

Rosana Bicudo disse...

Sofro preconceito por ser bipolar.