Bipolares Artistas - Cineasta

foto Tiago Belotti


Tiago Belotti é um paulistano de 29 anos que mora em Brasília desde 2000. Já morou na Alemanha, Equador, Estados Unidos e na Argentina, onde começou a estudar cinema। Já dirigiu e produziu alguns curtas e o longa metragem: A Capital dos Mortos.

Tiago tem uma ousadia sem igual, a partir de um roteiro de sua própria autoria, totalmente independente, praticamente sem grana e com sua garra e ajuda de vários amigos e familiares conseguiu realizar o seu sonho, um projeto de vários anos, uma invasão de Zumbis, a produção do filme: A capital dos mortos.

Entrevista com Tiago Belotti


1. Tiago, como foi que surgiu essa idéia do filme- A Capital dos Mortos ? E como as pessoas a receberam na época ?
Eu gosto de filmes de zumbi desde criança। A idéia veio em 1999, pois foi quando comecei a brincar seriamente com uma câmera pela primeira vez। Alguns amigos acharam a idéia boa, mas ninguém a achou viável। Era um projeto fadado a ser engavetado।

2. Como foi a batalha para lançar o próprio filme e quanto tempo levou essa batalha?
Foram três anos entre pré-produção e distribuição। Foi difícil, mas felizmente havia gente tão louca quanto eu na equipe. Enfrentamos todas as dificuldades imagináveis, pois o filme é absolutamente independente, mas foi uma experiência muito produtiva, uma verdadeira escola de cinema.

3। Qual a sensação de ver o longa pronto?
É uma satisfação enorme ver o DVD prontinho na estante। Durante muito tempo eu me recusava a fechar o filme, achando que sempre tinha algum detalhe a ser arrumado। Quando fechei a edição, mesmo ciente de que o filme ainda possuía falhas, foi uma sensação muito gratificante de orgulho e dever cumprido ।

4. Como foi a pré- estréia no Cine Brasília?
A estréia foi no dia 2 de maio de 2008। O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos fez um convite para que o filme fosse exibido ao final do primeiro dia. E foi um sucesso absoluto. O Cine Brasília estava transbordado de tão cheio. Dezenas pessoas assistiram sentadas no chão, outras dezenas em pé. De lá pra cá o filme participou de vários festivais.

5. Quais festivais que o filme já participou?
- 1º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos – 2 de maio de 2008.
- IV Fantaspoa – 1 e 2 de agosto de 2008.
- 10º mostra londrina de cinema
- 4ª Mostra Goiana de Filmes Independentes
- IX Buenos Aires Rojo Sangre
- III Mostra Curta Fantástico de SP

6. É verdade que um dos personagens principais - o Lucas- tem transtorno bipolar e no filme fala brevemente sobre o assunto? Por que resolveu mostrar esse assunto no filme?Eu sou bipolar, e sempre me incomodei com o fato de existirem pouquíssimos personagens com esse distúrbio no cinema। A bipolaridade de Lucas é abordada tangencialmente no filme, ainda vou dirigir um longa exclusivamente sobre o assunto.

7. Como você definiria o Tiago cineasta?
Eu passo boa parte da minha vida vendo ou lendo sobre filmes. Considero-me um cineasta criativo e em constante tentativa de evolução. Absorvo muito do que vejo de bom, gosto de aprender, e ainda estou desenvolvendo minha linguagem cinematográfica. Boas idéias não me faltam, boas historias para contar eu tenho de sobra. É uma questão de tempo até que elas amadureçam e virem filmes.

8. Como as pessoas fazem para adquirir seu DVD?
Quem mora em Brasília pode comprar e/ou alugar o filme na LOC Filmes da QI 27, bloco A, loja 18 do Guará 2। O telefone é 3381 9282
Quem não mora na cidade pode adquirir o DVD pelo site. Basta mandar um e-mail पाराhttp://mail.google.com/mail/h/14hhqwa7bndtc/?v=b&cs=wh&to=dvdacapital@gmail.comcom informando o número de DVDs que deseja comprar.
Mais detalhes:

Um comentário:

SILVANA PEDRINI disse...

Olá, vi seu link na comunidade Bipolarte e vim te fazer uma visita.
Também estou com um blog sobre Transtorno bipolar, ainda em fase de criação (porém já existem matérias).
Tenho um blog de poesias há quase um ano.
Se quiser apareça!
Abraços