APTA

Acontece em Brasília ..      
 V Encontro Psicoeducacional APTA





V Encontro Psicoeducacional APTA
tema: Os Transtornos Afetivos na Mulher

A APTA (Núcleo de Mútua Ajuda a Pessoas com Transtornos Afetivos) convida os interessados a participar do V Encontro Psicoeducacional para Familiares, Amigos e Pessoas com Transtornos do Humor (depressão e transtorno bipolar), cujo tema será “Transtornos Afetivos na Mulher”.

As inscrições são gratuitas e a presença deve ser confirmada enviando-se os nomes dos interessados a apta.apta@gmail.com, ou ligando em horário comercial para (61)33072522.

O evento acontecerá no dia 15/05/10 às 14h30 no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.
As inscrições poderão ser feitas no dia do evento, caso ainda haja lugares disponíveis ou desistência de pré-inscritos.

Um pouco sobre o APTA:

1.O que é a APTA?

O APTA é uma sociedade civil sem fins lucrativos, consolidada no mútuo apoio solidário às pessoas com transtornos afetivos, seus familiares, profissionais da área de saúde e cidadãos interessados, com a finalidade de promover a saúde mental, sem quaisquer tipos de discriminação.
Tendo  sede na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, contando com o apoio da Disciplina de Psiquiatria (coordenada pela Profa Dra Maria das Graças de Oliveira, MD e PhD).

2.Quem pode fazer parte da APTA?

A APTA é uma associação(Núcleo de Mútua Ajuda a Pessoas com Transtornos Afetivos) é composto por pessoas que prestam serviço voluntário, contém diversos tipos de associados, pessoas  portadoras de trasntorno bipolar, familiares, amigos, profissionais da área de saúde, estudantes. Ou seja, qualquer pessoa interessada em participar como voluntária pode-se escrever e ajudar de alguma forma.

3.Como a APTA se mantém?

A APTA é uma sociedade civil sem fins lucrativos, consolidada no mútuo apoio solidário às pessoas. O serviço prestado e de forma voluntaria. A APTA não obriga a seus associados a contribuir financeiramente, contribui quem puder ajudar. A associação será mantida com os recursos advindos das contribuições dos associados ou de terceiros, rendas diversas, donativos, doações ou qualquer outro auxílio recebido.

4.Quais são os objetivos do APTA ?
  • Formar e orientar Grupos de Mútua Ajuda;
  • Promover orientação e conscientização das pessoas com transtornos afetivos, familiares, profissionais de saúde mental e a sociedade como um todo, sobre a natureza e o tratamento dos transtornos afetivos;
  • Promover a realização de pesquisa na área de saúde mental;
  • Lutar para a observância dos direitos da pessoa com transtorno afetivo perante o Estado e a sociedade;
  • Realizar, periodicamente, eventos sobre saúde mental, em especial para as pessoas com transtornos afetivos, entre outros.
5.Como é o funcionamento, os Encontro do APTA?

Reuniões periódicas - sábados à tarde na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília – UnB.
A APTA já realizou 4 encontros, sendo o 1º em novembro de2008, depois outros três em 2009 e agora um V encontro em 15/05 de 2010. Sendo cada Encontro diferente um do outro, cada um com um tema específico e assuntos abordados.

 breve história das origens do APTA:

O idealizador e fundador do APTA é o Antonio Carlos Firmino que é portador do transtorno bipolar trata há bastante tempo do transtorno.

No 1º encontro do APTA em 2008 Firmino contou na palestra como a idéia do APTA surgiu:
"Ha um tempo atrás, a mais ou menos 5 anos , um pequeno grupo de portadores de transtornos de humor passou a se reunir para conversar sobre os seus problemas comuns, suas depressões, suas euforias, suas agonias ou seus êxtases. Num primeiro momento, sob minha liderança e do colega José Alberto. Aí tivemos o apoio muito importante do Dr. Minoro Yano, ao qual deixamos nosso registro de agradecimento..

..Numa terceira fase, num grupo ainda pequeno, passamos a contar com a solidariedade da Dra. Maria das Graças de Oliveira e da Psicóloga Marilda Lemos. O Grupo então tomou o nome de APTA – Núcleo de Ajuda Mútua a Transtornos Afetivos, partir de uma concepção simplificada da Associação Brasileira de Portadores de Transtornos Afetivos – ABRATA. "

Ou seja, o APTA começou como um pequeno grupo de amigos bipolares, que se reuniam para trocar suas experiências.
Uma idéia que começou pequena como uma semente e que hoje já se transformou em vários frutos, e que está crescendo cada vez mais.



Contatos da APTA:
Núcleo de Apoio a Pessoas com Transtornos Afetivos

apta.apta@gmail.com

fone: (61) 33072522 (horário comercial)


2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
MENTE INQUIETA

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

José
ramón...

BIPOLARBRASIL disse...

Excelente informação, já repassei para amigos que estavam procurando grupos em Brasília... Alias, eu fiquei sabendo que a situação de Brasília no quesito saúde mental esta um tanto complicada... Eu fico muito triste com isso, e feliz, que ao menos a UNB tem feito um trabalho como esse. Grato, Will