Eu vou ter que tomar remédios para sempre???


Pois é! Se não quiser ficar como o cara da foto, vai ter que tomar seu medicamento até que a medicina arrume uma nova saída!
Sempre que atendo alguém e prescrevo remédios "psiquiátricos", escuto essa famosa pergunta: "então vou ter que tomar isso para sempre?" "Infelizmente, vai!" Essa é a resposta. Mas felizmente, você tem a chance de ter algum remédio que te ajuda e que tira seus sintomas. Já pensou se estivesse aqui para eu te dizer que você iria ficar deprimido, ansioso, com insônia, com ataques de pânico para o resto de sua vida? Isso sim seria terrível, não acha?

A nossa cultura colocou nos remédios para depressão, ansiedade e transtorno bipolar um "estigma". Parece que tomar esses remédios quer dizer que você é doido! MAS NÃO É ! Infelizmente, você tem uma doença crônica, que ainda não descobriram um tratamento eficaz para acabar com ela, e portanto, terá que fazer uso constante de algo que tira seus sintomas desagradávies e lhe dá qualidade de vida! É simplesmente isso!
E pensar que até 1960, não havia medicação para depressão! Meus Deus! Seus avós padecima deste mal sem ajuda nenhuma de remédios que pudessem fazer algo por eles. É como não ter remédios para febre, antibióticos para infecções. Eu não gostaria de viver nos séculos passados onde se morria de gripe ou de alguma infecção! E que ao gripar eu não teria um antitérmico para baixar a febre e o mal estar físico. Acho que seria terrível não ter um remedinho para pingar no nariz se ele ficasse entupido!!!...Podemos viajar nas inúmeras possibilidades de desconforto sem a medicina atual. Esperamos sim , que em mais alguns anos, hajam descobertas maravilhosas que possibilitem mais conforto a todos...

Mas voltando aos remédios "psi", são indispensáveis à sua saúde, são necessários e é preciso tomá-los diariamente, sem interrupção conforme seu médico prescreveu! Isso é fato. Se você parar de tomar seus sintomas voltarão e com agravantes. Talvez, esse mesmo medicamento já não consiga fazer o mesmo efeito. Portanto, só páre sob ordens médicas. Se seu remédio está lhe causando muitos efeitos colaterias, converse com seu médico e veja qual seria a melhor opção. As vezes, não temos melhor opção, pois só temos aquele modelo de medicação para aquele problema. Mas conversando com seu médico, ele poderá argumentar a necessidade de se manter tal droga em benefício maiores...

E você já parou para se perguntar por que você usa diariamente e não deixa nunca de usar seu sabonete, sua pasta de dente, e seu desodorante? Pois é ! Eles são também remédios e também se compram sempre e se faz uso diário! Como viver sem eles ? Quer ter cheiro ruim, mau hálito ? Eu com certeza não quero !Ou mesmo seu remédio para o colesterol alto, para pressão alta. Ninguém questiona o fato de ter que tomá-los, não é mesmo! Apenas toma! Os remédios "psi" são do mesmo gênero, precisam ser tomados diariamente para fazerem efeito. São feitos para doenças crônicas como a pressão alta, o colesterol alto, o hipotiroidismo e ninguém questiona tomar remmédios para esses modelitos crônicos. Mas quando se fala de doençcas "spi" e remédios "psi", hiiiiiii!!! Lá vem discussão....

Então conforme-se de que o uso dessas medicações são para o seu bem. E até que a medicina evolua mais um pouco, há necessidade de se fazer uso constante! As vezes, você para de usar e os efeitos do parar só vão aparcer algum tempo depois, mas certamente virão! Cuidado, não páre sem que seu médico tenha pedido! Os sintomas podem voltar ... e o seu remédio pode não funcionar como deveria!

Autora: SOFIA BAUER
Fonte: http://sofiabauerpsiquiatria.blogspot.com/



Acompanhe no Facebook  e no Instagram e Inscreva-se no canal Viviane Vaz Coach no Youtube.  Mais Informações acessem o site coachesdesuperacao.com 

6 comentários:

Exahmia disse...

Isso é tudo muito lindo mas ninguém fala no lado B da coisa, esses remédios têm efeitos secundários muito desagradáveis e que ninguém quer para si. "Para sempre" é muito tempo, eu acredito que um dia vou deixar de tomar esta porcaria toda - e perdoem-me o termo - afinal há uns anos atrás eu tomava 6 vezes mais medicação do que tomo agora, e naquela altura era impensável algum dia estar como estou, ou seja estável, com tão pouca medicação - segundo os médicos é realmente notável - faço sempre tudo direitinho em relação à toma de medicação, obviamente e respectivas reduções ou eventuais aumentos ou mudanças (quando em tempos houve necessidade de). Logo quem me garante que a medicação não pode ser completamente excluída da minha vida? Aliás os horários de sono sempre regulares, um emprego que eu gosto, amigos, namorado, um estilo de vida e alimentação saudável e o facto de e relacionar com pessoas que me fazem bem e eu mesma procurar ajudar-me todos os dias fez me melhor que qualquer comprimido. Já para não falar no psiquiatra certo, porque há muitos médicos ERRADOS.

Dizer "para sempre" talvez seja precipitado, dizer para não fazer mudanças bruscas e não parar a medicação sem acompanhamento medico, amigos, família, etc., talvez não seja tão assustador.

Podem não ser muitos mas quem não conhece, pessoas com doenças mentais que vivem bem sem medicação? Sou só eu que conheço? E se eles venceram, porque não nós?

Mente Hiperativa disse...

Tem tanta, mas TANTA gente que toma remédios diariamente pra hipertensão, diabetes hiperlipidemia... Essas são só as principais, fora tantos outros problemas de saúde que exigem uma dose diária de medicação. E porque somente os transtornos mentais são algozes? Porque só os medicamentos da mente são questionados ou criticados em seu uso?

É como ter diabete ou hipertensão ou colesterol elevado e ponto. Porque tanta conversa? Eu não entendo.

Mente inquieta disse...

Exahmia,
Existem casos sim que a pessoa não precisa tomar pra sempre. Além de ter que está um bom tempo estável (geralmente anos), todo o jeito que a pessoa leva a vida conta: estabilidade no emprego, nas relações afetivas, hábitos de vida saudáveis, etc. Mas, tudo isso tem que estar acompanhado pelo médico para ter uma alta medicamentosa, pois é preciso monitoramento nesse desmame dos remédios e acompanhamento durante um tempo que a pessoa está sem os remédios também para ver se ela continua estável. Isso é possível sim. Conheço sim alguns casos assim, mas infelizmente não é a regra.
E de qualquer jeito, se uma pessoa não pode ficar sem os remédios, é bom saber que existe esses remédios para o nosso tratamento. Pois, nem todas as doenças existem medicações para tratar. Aceitar esse tratamento é a melhor maneira de conviver com isso.

Lia_Lioca disse...

O que tenho ouvido falar é sobre o parar sem que o médico fale. Pare! É que no parar de um medicamente, ele faz o efeito piorar de uma forma estrondosa, de um jeito assustador, é o mesmo que se vc estivesse tomando antibióticos para curar uma infecção, e parar no meio do tratamento antes mesmo de fazer efeito, ai a bactéria que estava sendo combativa, e morrendo aos poucos dentro de vc por conta do antibiótico, vem em forma assustadora, e triplica a sintomas no qual vc estava tentando combater com o uso do antibióticos, e ai vc tende a piorar nos sintomas e acabar achando que o remédio foi lhe dado de forma errada ou que ele não servia para o tal tratamento, não é bem assim, vc interrompeu antes mesmo de precisar e é o mesmo que acontece com remédios depressivos, pois quem tem um transtorno de alterações de emoções e é diagnosticado que tem o sintomas e os problemas tem sim que tomar remédios, e o parar no meio do caminho, é o mesmo que parar de tomar o antibiótico para a infecção. Faz um estrago ainda pior. Dores de cabeça,falta de alegria, desanimo e muita sonolência. A vida nos pede em certos momentos tomar sol, ver a Lua, ser alegre, se divertir, cair na dança mesmo que esteja sozinho em casa, conversar com os amigos e aprender coisas novas. Não é? Então para dependente de remédios que cure a sua alucinação ou seu medo de viver, e te faça alegre e bem humorado é bom seguir as regras. Entende?
Posso estar errada por não saber o que ser dependente de remédios para ter uma vida melhor, sem desanimo e pânico. Estou aqui como ouvinte ou melhor leitora e poder entender os amigos que passam por isso e dar meu ver no assunto.
Obrigada.

Anônimo disse...

SOU UMA PESSOA QUE HÁ 10 ANOS ATRÁS FOI DIAGNOSTICADA COMO BIPOLAR.. TOMEI MEDICAÇÕES POR 4 ANOS E FIZ TERAPIA. ESTOU A 6 ANOS SEM REMÉDIO ALGUM E TENHO UMA VIDA NORMAL. HOJE SOU CASADA, TENHO 2 FILHOS E SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA.. NÃO SEI SE NUNCA MAIS FICAREI SEM REMÉDIOS, MAS SEI QUE HOJE ME SINTO BEM POR ESTAR HÁ TODO ESTE TEMPO SEM... ACHO DIFÍCIL GENERALIZAR E DIZER "TEM QUE TOMAR PARA SEMPRE OU NUNCA MAIS VOU TOMAR"... O QUE SEI É QUE VALEU A PENA FAZER O TRATAMENTO QUANDO PRECISEI E QUE TAMBÉM ESTÁ VALENDO A PENA FICAR ESTES SEM ANOS REMÉDIOS EM RAZÃO DE MEU ESFORÇO... CLARO QUE MUDEI DE VIDA RADICALMENTE: TENHO UMA VIDA RELATIVAMENTE REGRADA, NÃO FICO EM FARRAS, FICO LONGE DE DROGAS E EVENTUALMENTE BEBO. ACHO QUE EM MUITOS CASOS SE A PESSOA SE ESFORÇAR ELA CONSEGUE SIM FICAR SEM MEDICAÇÃO QUANDO TIVER ATINGIDO UM NÍVEL DE EQUILÍBRIO SATISFATÓRIO...

Terceira face da bipolaridade disse...

O motivo de tanta conversa é porque tudo não é bonitinho como a médica explica.
Eu mesma tenho 36 anos e me trato para bipolaridade desde os 26, tomei todas as medicações existentes receitados pelos melhores médicos especialistas em transtorno de humor.
E todos esses anos tenho peso nos braços e pernas e fraqueza no corpo, não consigo limpar minha casa ou lavar uma louça.
E ai eu te pergunto...Isso é viver bem com medicação?
O que adianta não ter crise de depreção, nem de mania e não ter vida.
Eu desisto vou viver sem medicação custe o que custar.