Emergência espiritual x Distúrbios psicológicos



Muitas pessoas pregam e falam de experiências místicas, extrafísicas e transcendentais há centenas e milhares de anos, mas quando alguém, nos dias atuais, relata ou vive algo similar é classificado como psicótico, esquisofrênico, etc. 

É fato, também, que muitas pessoas tem distúrbios, perdem seu eixo e se aventuram em uma perda de alinhamento psicológico a ponto de cair em armadilha psicológica de desagregação do pensamento por uma série de fatores que não cabe aqui analisá-los.

Emergência espiritual é o processo que uma pessoa vive por lidar com o despertar de consciência ou em traduzir a integração de experiências transcendentais. A palavra emergência é muita apropriada porque nem sempre, o sujeito que vive a experiência sabe se comportar com a própria experiência. As reações são, em muitas vezes, fora do que é aparente “normal” para a sociedade normótica. As pessoas à volta estranham e julgam. Buscar enquadrar essa pessoa em algum distúrbio é tudo o que resta para os que não compreendem, tem medo ou inveja da situação da pessoa, pois afinal, muitos gostariam de ter uma experiência similar e não tiveram ainda.

Por um outro lado, temos as pessoas que não tiveram experiências desta natureza e vivem à margem do mundo.

O grave erro de percepção cometido por pessoas, principalmente profissionais da psicologia, medicina ou mesmo estudiosos espirituais é analisar qualquer comportamento fora do normal como se fosse indício de psicose, neurose ou esquisiofrenia.

Existe um preceito super “simples” que facilita identificar o que é emergência espiritual e o que é distúrbio psicológico.

Quando os fatores como amar, trabalhar, estudar, criar, capacidade de perdoar e humor deixam de manifestar, isso é um forte indício de distúrbio, mas quando alguém tem eventos e comportamentos “anormais” e mantém os fatores acima presentes, isso é “emergência espiritual”.

Pessoas em emergência espiritual tem uma comunicação fora do normal, mas coerente em outros níveis.

No novo mundo que vem pela frente, teremos a cada dia pessoas em emergência espiritual.

São essas pessoas que estão se reconectando e alinhando à nova energia do planeta. Elas trazem as boas novas.

Alinhe-se com elas e sinta o perfume deste precioso frasco.

Se você é uma destas pessoas em emergência espiritual, procure ajuda de quem tem “lucidez” para isso, e cuidado com as pessoas que estão há tempos no caminho espiritual, pois algumas sentem uma enorme inveja ou inconformismo por você ter tido algo que elas, já há tempos na espiritualidade, não tiveram.

Louis Burlamaqui    



7 comentários:

memórias de um esquizofrênico disse...

Gostaria de saber, se uma pessoa tem uma experiência espiritual e que talvez não esteja preparada para tê-la, talvez não venha a ficar com um quadro relacionado a algum transtorno mental? Ou se uma pessoa tem algum dom, como o da vidência, por exemplo, se não souber lidar com isso, pode enlouquecer?

Mente inquieta disse...

Uma pessoa que não está preparada para ter uma experiência espiritual ao passar pela experiência ela pode desenvolver sintomas de transtornos mentais.
A pessoa que não tem estrutura é como se tivesse um recipiente mais frágil, com isso a experiência espiritual iria causar alguns danos do que uma pessoa com um recipiente mais preparado os danos seriam menores.
Tanto os surtos psicóticos , a emergência espiritual e a vidência, são considerados exemplos de experiências espirituais. Pois, são crises de transformação pessoal.
A diferença da forma de vivencia dessas experiências está no recipiente de cada pessoa. Esse recipiente pode ser trabalhado e desenvolvido.
É aconselhável que a pessoa desenvolva, até por que uma pessoa que tem um dom, ou que já teve algum surto, já viveu alguma experiência espiritual e, ou seja, já abriu uma porta e essa porta quando se abre, não pode ser mais ignorada, então a pessoa tem que se cuidar e desenvolver seu lado espiritual da melhor maneira possível, de uma forma adequada que desenvolva o Dom e que ao mesmo tempo não adoeça.

Auria disse...

Se não souber lidar com isso pode enlouquecer? Pode.

Por isso, que a busca pela espiritualidade tem que ser de uma maneira segura.
Quando a pessoa desenvolve seu lado espiritual ela está expandindo a consciência.
A pessoa tem que procurar métodos seguro como por exemplos estudos de autoconhecimento, meditação, yoga... São exemplos de investimentos de longo prazo, mais eficientes e saudáveis.

Tem gente que acha que usando algum tipo de droga pode ter "uma experiência espiritual", pode ter algum contato devido a alteração da consciência, mas estas formas instantânea são muito mais maléficas de que benéficas, pois tem muitos danos para o organismo físico e para mente também.

Marina - além do diagnóstico disse...

Engraçado ler esse post, pois acho que vivi recentemente uma emrgência espiritual. Sou bipolar, já tive dois surtos psicóticos e este seria o terceiro. Porém não precisei aumentar minha dose de antipsicótico e ninguém percebeu nada, além de estranhar um pouco meu comportamento, mas eu tava super "normal". O resultado disso foi que tive que retirar todos os meus antidepressivos. Minha emergência espritual consistia, se que realemnte foi isso, em arrumar meu quarto inteiro, que fazia 5 anos que não arrumava. Joguei um monte de coisa fora, limpei tudo. Até aí tudo bem, só que eu estava num estado alterado de consciência e achava que fazendo isso de alguma forma eu estava me curando. Foi bastante estranho pois vinheram a tona contéudos dos meus surtos psicóticos, principalmente do segundo, mas eu conseguia manter a consciência no lugar, não degradei. Meu maior medo, e isso se deve a experiência que tive com meu psiquiatra anterior que tratava de mim com mão de ferro, meu maior medo erra ser dopada por antipsicóticos. Atualmente tomo 10 mg de olanzapina, mas com esse psiquiatra louco que se dizia normal hehehehe eu toma 20 mg. E vivia dopada, minha cabeça não funcionava direito. Acho que essa experiência da emnergência espirutual só foi possível graças a mudança no meu tratamento, hoje tomo remédio convencional, lítio, olanzapina, anticonvulsivante e uma bateria de substancias receitadas pelo meu outro médico psiquiatra ortomolecular, entre elas óleo de peixe (ômega 3) e vitamina D3.
Bem é isso, não sei o que vivi, talvez nunca saberei, mas talvez me encaixe nesta emergência espiritual.

Ametista disse...

Olá, eu passei por uma experiência de emergência espiritual durante os últimos 2 meses mais ou menos. Até então, eu havia me tornado ateia, não acreditava em mais nada...
Comecei acordando todas as noites acordando entre duas ou quatro da manhã... Quase não dormia e sempre que pegava no sono, sentia choquinhos pelo corpo e cabeça...
Acordei em uma sexta feira sentindo tudo muito mais intensamente... Senti uma gratidão imensa por mais um dia, senti um amor imenso pelas pessoas, e uma necessidade incontrolável de falar a todos desse amor...
Nos dias que seguiram, passei por experiências oras maravilhosas, outras oras bem doloridas... Sentia dores no centro do peito, nas costas, falta de ar, tudo isso relacionado aos meus medos... Passei por uma experiência em que acreditava que estava morta, em algum tipo de limbo, cheguei a não ouvir meu pulso e coração...
A todo momento ouvia vozes suaves que me diziam: Calma, apenas respire fundo e deixe fluir... Livre-se de seus medos e conceitos, vc é uma boa pessoa e ficará bem...
E assim eu fazia oque era dito, sempre firmando a palavra amor e paz...
Durante minha experiência, agi em estado de transe muitas vezes, fazia e falava coisas que as pessoas não compreendiam, falava sobre o amor e sobre todos nós sermos uma unidade... Dizia que não havia uma religião correta, que todas tem um fundo de verdade, porém que nosso corpo é o verdadeiro templo de Deus...
Senti a presença de seres divinos a me auxiliar o tempo todo, e acordava todas as manhãs como se tivesse relembrado algo de que nunca ouvi falar nessa vida...
Sabem, sou uma dona de casa simples, faço artesanatos e sempre dei valor a vida... Gosto das coisas simples e nunca me apeguei a coisas materiais... Gosto de pesquisar, sei que sou uma mulher inteligente e tenho uma boa auto estima.
Nunca tive nenhum episódio de depressão e nenhum tipo de psicose, nunca usei drogas... Estou dizendo isso para que as pessoas entendam que pode acontecer a qualquer pessoa...
Espero poder ajudar alguém com meu depoimento, pois minha família e alguns amigos ainda acham que passei por uma crise de psicose... Durante esse tempo, me senti muito só,,pois não conhecia ninguém que tivesse passado por isso...
Senti e sinto a necessidade de tomar sol e ter contato com a natureza, e tenho pesquisado muito sobre oque passei.
Há cerca de uma semana, estou completamente equilibrada e no comando de meu corpo e mente.
Pensando sobre oque passei, sinto-me realizada e com uma energia de paz...
Percebi que o ato de dormir funciona como meditação para mim, faço viagens astrais que pouco me lembro, porém acordo super bem e envolvida em uma energia de luz branca... Sinto arrepios pelo corpo como se energias divinas percorressem minha pele.
Obrigada pela sua página, precisamos de mais pessoas como vc para divulgar e ajudar no processo de despertar da humanidade.
Grande beijo

Anônimo disse...

Olá,

Fui diagnosticada há 4 anos por transtorno bipolar, tomo a medicação corretamente, mas não me considero de fato bipolar. Passei por momentos difíceis na vida, sobretudo financeiros e perdi a minha mãe aos 19 anos e tudo isso criou em mim um vazio e angústia extrema. Ainda não estou convicta do diagnostico e por isso estou fazendo terapia. Antes deste problema, fazia parte de uma igreja evangélica e tinha visões espirituais. Por conta destas questões, atribuiriam todas as minhas confusões mentais a isso. Trabalho, sou funcionária pública, terminando o mestrado, sou casada e meu maior sonho é ser mãe. Só que o psiquiatra disse que a gravidez de um bipolar é muito delicada. Isso me entristece, mas confio em Deus.

Mente inquieta disse...

Anônima
Se vc tem vontade de ter filho vai em busca disso.
Se seu psiquiatra não concorda então procure outro médico.
A maioria dos médicos que conheço concorda da bipolar ter filhos e faz acompanhamento delas.
Tenho algumas amigas bipolares que tiveram filhos fazendo tratamento.
Eles pedem que estejamos estáveis por algum tempo. E que a gravidez seja programada, pois geralmente se retira as medicações na gestação.
Mas isso não e tanto um problema, pois na gravidez produzimos mais hormônios e um deles e um estabilizador natural.
Depois do parto a uma queda dos hormônios e geralmente tem que retornar com as medicações e não daria para amamentar, mas pode tentar ver se vc consegue amamentar por alguns meses.
Tudo isso acompanhada por um psiquiatra e pelo médico obstetra.
Caso a sua bipolaridade for grave e não possa de jeito nenhum ficar sem nenhum remédio, existe já antipsicótico que podem ser tomadas a uma certa dosagem na gestação que não prejudica o bebê!
Boa sorte! E vá atrás desse sonho!
Abraços