Dia Mundial do Transtorno Bipolar – 30 de março


No dia 30 de março de 2014, será o lançamento do ano inaugural do Dia Mundial do Transtorno Bipolar | WBD. Esta data é o dia do aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como sendo, provavelmente, portador do transtorno bipolar.
A visão do Dia Mundial do Transtorno Bipolar é chamar a consciência mundial para transtornos bipolares e eliminar o estigma social. Por meio da colaboração internacional, o objetivo do Dia Mundial Bipolar é levar a informação a população mundial sobre os transtornos bipolares para educar e melhorar a sensibilidade para a doença.
Transtorno bipolar é uma doença mental que representa um desafio significativo para os portadores, profissionais de saúde, familiares e nossas comunidades.
Enquanto a crescente aceitação do transtorno bipolar como uma condição médica, como diabetes e doenças do coração, vem sendo reconhecido por algumas partes do mundo, infelizmente o estigma associado à doença ainda é uma barreira aos cuidados e continua a impedir o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. A fim de resolver essa disparidade na forma como o transtorno bipolar é visto em diferentes partes do mundo, a Asian Network of Bipolar Disorder (ANBD), a Fundação Internacional Bipolar (IBPF) e a Internacional Society for Bipolar Disordes Bipolar (ISBD) se reuniram para trabalhar sobre o conceito de estabelecer o Dia do Transtorno Bipolar no bipolar no mundo.
Willem Nolen, atual presidente da ISBD, compartilha o seu entusiasmo sobre esta iniciativa:
“Quando o Asian Network of Bipolar Disorder | ANBD surgiu com a ideia, e se aproximou da Internacional Society for Bipolar Disordes Bipolar | ISBD, que imediatamente decidiu que devíamos apoiar ativamente. A iniciativa ajuda a alcançar os nossos objetivos de melhorar a vida de pacientes bipolares e seus familiares. Nós imediatamente convidamos a Internacional Foundation Bipolar | IBPF para participar da iniciativa e está animada para trabalhar com grande grupo de organizações afins. Estou confiante de que o Dia Mundial do Transtorno Bipolar vai crescer nos próximos anos e ajudará a reduzir o estigma.”
Muffy Walker, fundador e presidente da IBPF, disse o seguinte quando perguntado por que ela se sentiu importante estar envolvido com WBD,
“Como Martin Luther King disse uma vez, eu tenho um sonho que um dia nossas nações se levantará e criará todos os homens iguais. E eu tenho um sonho que meu filho, que viveu a maior parte de sua vida com o transtorno bipolar, vão um dia viver em uma nação onde não serão julgados pela sua doença, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. Eu acredito que o Dia Mundial do Transtorno Bipolar vai ajudar a transformar o meu sonho em realidade. “
Manuel Sanchez de Carmona, ISBD presidente eleito, acredita que
“WBD é uma excelente oportunidade para nós [membros] ISBD para chegar aos pacientes, famílias e grupos de apoio e de convidá-los a trabalhar juntos neste projeto global para sensibilizar e conscientizar sobre os distúrbios bipolares. WBD é uma plataforma para pensar global e agir local – a nossa visão será alcançada com um esforço local motivado e forte “. 
Estima-se que a prevalência global de do transtorno bipolar seja entre 1 e 2%, sendo citado que podem ser tão elevado quanto 5% e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a 6   principal causa de incapacidade em todo o mundo. A fim de resolver este problema global, precisamos de uma solução global. Com o apoio de especialistas de renome de todo o mundo, grupos como ANBD, IBPF e ISBD estão apoiando os esforços para investigar as causas biológicas, metas de tratamento da toxicodependência, melhores tratamentos, melhores métodos de diagnóstico, dos componentes genéticos da doença e estratégias para a qualidade de vida com transtorno bipolar e isso é apenas o começo. Colaborações entre grupos de pesquisa e advocacia estão continuamente em crescimento, e WBD é uma homenagem para o sucesso desta estratégia.
Christine Saenz, portador de bipolaridade e blogueiro, explica,
“Estou muito animado com este projeto e sua mensagem. É tão importante para educar o mundo e para lutar contra o estigma que está associado com a doença mental. A Bipolaridade não tem que ser assustadora. Eu sou uma pessoas bipolar. Sou como todos os outros. Com o plano de tratamento eficaz, eu sou capaz de viver uma vida estável e feliz. “
O Blog Mente Inquieta apoia  esta iniciativa mundial de criar uma data – 30 de março – para o Dia Mundial do Transtorno Bipolar.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!

Mais do que uma simples data, uma oportunidade de mostrar ao mundo como funciona o transtorno. Além, dar a oportunidade às pessoas que se interessam, de sair de suas casinhas, abrir os olhos e refletir contra o preconceito.
Ótima abordagem do blog. Parabéns!

Abraço a todos!!

Robson Bueno disse...

oh temos um dia

Inah Oliveira disse...

Adorei esse post. Psicofobia é crime e será uma data muito especial contra o preconceito. Já sofri muito preconceito por causa da doença.
Se puder dá uma olhadinha no meu blog: inahsentirsebem.blogspot.com.br

Adorei seu blog. Continue escrevendo. Bjs.