Gráfico de Variação de Humor

Bom Dia Leitores!

Resolvi fazer um Gráfico de Variação do Humor, pois ele é muito didático para entendermos uma série de dúvidas que temos em relação à bipolaridade.


1º Duvida: Variar o humor é normal?

2º Dúvida: Toda vez que eu to triste quer dizer que eu to em crise?


Até a uma certa intensidade variar o humor é normal, por exemplo não é porque uma pessoa ficou triste que ela está em depressão, ela pode está triste, isso é normal de todo ser humano, por isso não existe uma linha de estabilidade como imaginamos é uma faixa de estabilidade, no qual dentro dessa faixa a pessoa pode ficar alegre ou triste, ficar alegre de mais ou triste de mais, a intensidade dessas sensações é que pode caracterizar esta fora da faixa de normalidade. Por que pode? Pode, porque tem ocasiões pontuais na nossa vida que justificam essa saída momentânea da normalidade. Ex: receber uma ótima noticia: você acabou de ganhar um grande prêmio, essa euforia momentânea é normal.
Para se caracterizar estado de euforia ou depressão (essa sensação) isso tem que perdurar pelo menos alguns dias ou semanas, e esse estado tem de ser constante, exemplo: Estou a dias deprimidos...


3º Dúvida: E o estado cíclico, eu no mesmo dia fico alegre e fico deprimido, isso é possível?


Sim é possível, não só variar no mesmo dia, como também em poucos dias mudar de estado de humor. Estados mistos se caracterizam como episódios simultâneos de depressão e euforia e tem também estados de ciclagem rápida, que a pessoa muda rapidamente de um estado para o outro, às vezes até no mesmo dia.


4º Dúvida: Eu vou ter crise para sempre?


Não. Com o tempo as crises tendem a diminuir a freqüência ate que chega um ponto que elas não aparecem mais, o transtorno entra em “remissão”. A pessoa continua variando o humor, mas a variação não extrapola os limites da normalidade, pois é normal uma certa variação de humor em todo ser humano. Veja o gráfico da figura abaixo.



Gráfico de Variação de humor ao longo dos anos


Fig. – Gráfico de variação de humor - Comportamento das crises ao longo do tempo

Esse tempo varia de pessoa pra pessoa e pode levar anos para acontecer.

Observações:



  • Esse Gráfico foi feito baseado numa generalização de relatos de várias pessoas com transtorno bipolar de humor que fazem tratamento há anos.
  • Quando digo tratamento, me refiro ao tratamento por completo, com medicação, terapia, apoio familiar, etc..
  • As pessoas que não fazem tratamento nem sempre se aplica esse gráfico, pois algumas que largam o tratamento pode até ter tido a sorte de diminuir as crises e até não ter crise por um pequeno período, mas, em geral, quem abandona o tratamento acontece o contrario, depois de um tempo de normalidade as crises voltam com força.


Artigo: Gráfico de Variação de Humor - Comportamento das crises ao longo dos anos


Acompanhe no Facebook  e no Instagram e Inscreva-se no canal Viviane Vaz Coach no Youtube.  Mais Informações acessem o site coachesdesuperacao.com 

Um comentário:

Anônimo disse...

hummmm ... interesante