A Ilusão pode gerar sofrimento


Quando vivemos uma ilusão geralmente é uma válvula de escape ou a não aceitação da realidade em que estamos vivendo. Por isso criamos uma realidade ou fantasiamos uma que seja melhor para nós mesmos.
Essas ilusões são desejos que queremos saciar: fama, estatuas, poder, vitórias, isso faz com que desejamos e muitas vezes fantasiamos pensando só no futuro e com isso não vivemos o momento presente.

O problema de tudo isso e que não estamos preparados para derrotas, perdas, doenças, todas essas coisas fazem parte da vida.
Então, quando algo acontece e atrapalha os nossos desejos ou planos o ser humano se decepciona, se frustra e isto causa muito sofrimento.

As pessoas geralmente foram preparadas para ganhar e com isso tem a falsa sensação de que podem controlar sua vida. Isso se chama a ilusão do controle.
É uma grande ilusão acharmos que estamos controlando alguma coisa se na verdade não estamos controlando nada. Podemos até fazer planos, planejamentos, mas como isso vai ocorrer ou se não vai, a gente não sabe. Pois não sabemos o que é melhor pra gente mesmo.

A ilusão é gerada por causa das expectativas que colocamos nas outras pessoas, no trabalho, na carreira, na política em tudo que é externo para nos. Mas, a gente não pode controlar o nosso mundo interno quem dirá o externo.

Devemos evitar criar expectativas, principalmente as expectativas não reais. Pois, quanto mais fora da realidade forem as expectativas criadas, maiores serão as frustrações.

Me acompanhe no Facebook  e no Instagram e Inscreva-se no meu canal Viviane Vaz Coach no Youtube.  


7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, cara blogueira. Admiro sua coragem em se apresentar como bipolar. Eu tenho algum transtorno mental, possivelmente o bipolar (ainda estou em investigação) e não comento com ninguém. Morro de vergonha. Omito até da minha família alguns aspectos da minha doença. Estava na net e encontrei seu blog, pois sentia a necessidade de me comunicar com pessoas que passam pelo mesmo que eu. A vida está difícil. Ontem chorei de ódio por não ser normal. Hoje comemorei meu aniversário. Atrasado. Ganhei presente, mas o vazio ainda continua... Obrigada pelo espaço. Paula Andrade.

Anônimo disse...

Estou na fase depressiva há uns 3 dias. Não sei o que desencadeou, pode ter sido a TPM. Bom, ontem ouvi coisas das minhas melhores amigas, que me fizeram me sentir pior, julgada. A maioria das pessoas não entende que temos uma doença, que não tenho como controlar meus pensamentos, nem passar a pensar positivo se estou na dor da fase depressiva. Levantar da cama tem sido um grande esforço nestes dias. Minha dor é maio por saber que o litio me impedirá de ter filhos. Me questiono até se realmente terei condições psicológicas de ser mãe. O pior desta fase é o sentimento de desesperança. Tudo vira um vazio, nada vai dar certo, não vejo saída e a idéia de suicídio surge. Nunca tentei nada porque tenho medo do que vem depois. As religiões dizem que os suicidas sofrem muito mais depois. Hà alguns dias atrás cheguei a pensar que estava estável. Engano meu. Mas continuo levantando da cama, tomando banho, comendo, tomando os remédios e vou arrumar forças para ir á academia. Prefiro empurrar meu corpo mesmo sem vontade, do que voltar a tomar remédios para dormir. Será que algum dia isto vai acabar?

Auria disse...

Anônimo,
O que vc está passando e uma fase.
Não ligue para os que as pessoas falam, elas não entendem a depressão.
A depressão e uma fase muito difícil, e uma doença como outra que requer cuidados, muitas vezes necessita de tirar atestado também p se cuidar.
Lembrasse nesse momento vc tem que se concentrar em vc, se cuidar, se recuperar. Tente não ficar só isolando, tente sair fazer alguma coisa, principalmente fazer coisas que goste!
E lembrasse que isso e uma fase vai passar!
Abraços

Anônimo disse...

Eu passo por isso é muito difícil pra mim, tenho 25 anos não conquistei quase nada nessa vida por conta disso. Eu queria muito contato com alguém pra trocar experiências. Se alguém quiser deixar alguma forma eu agradeço. Homem moreno olho verde forte. Um futuro pela frente. Mas essa doença eh foda. =/

Anônimo disse...

Queria contato com alguém. Infelizmente sofro disso também. homem moreno 25 anos olhos verdes futuro pela frente. Mas essa doença é foda.

Anônimo disse...

Lendo o seu relato parece que fui eu que escrevi. Eu entendo cada palavra disso tudo. Força pra todos nós. E fé de que um dia vai acabar.

Anônimo disse...

Mesma coisa eu sinto e passo..